quarta-feira, 9 de março de 2011

Escola do Três Barras conhece o projeto "Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!"

A Escola Municipal Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, recebeu hoje (02-03) equipes da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e da TV Centro América para divulgação do concurso de redação denominado “Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!”.
Desenvolvido em pareceria com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, o evento tem como objetivo estimular os alunos de 9 a 14 anos na produção de textos que evidenciem a compreensão da importância do envolvimento da comunidade no combate à doença.
O concurso premiará os autores das três melhores redações da rede municipal de ensino da capital com notebooks. As escolas responsáveis receberão computadores.
Durante o encontro com os estudantes da unidade de ensino, o assessor pedagógico da SME e responsável pelo programa, José Roberto Stopa falou sobre as etapas e o regulamento para a produção dos textos. “Para que vocês construam uma boa redação, é preciso pesquisar, falar com o pai, a mãe, o vizinho e colher as informações necessárias”.
Segundo Stopa, a secretaria é parceira do projeto oferecendo apoio logístico, como a inclusão de profissionais da educação nesse processo, na produção das redações e a correção por uma equipe da SME. A TVCA é responsável pela divulgação e premiação dos ganhadores. “Essa é uma ação que tem como meta principal a diminuição dos casos de dengue, principalmente em bairros periféricos, onde os números de casos da doença são maiores”.
De acordo com o gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, o grupo sempre promove ações contra a dengue, mas a partir da realização da Corrida Reis foi desencadeada uma campanha sistemática em relação ao tema. “Na competição, distribuímos sementes de Crotolária, uma planta leguminosa cujas flores são predadoras das larvas do mosquito”, explicou.
A partir disso, a TVCA vem desenvolvendo diversas atividades de combate ao Aedes Aegypti, como a realização de mutirões de limpeza em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e, agora, a promoção do concurso. “Boa parte das ações de combate à dengue tem fracassado por falta de consciência dos pais. Então, se conscientizamos as crianças, elas se tornam multiplicadoras dessa postura”.
“A preocupação com o combate ao Aedes Aegypti é constante na nossa escola”, afirmou a diretora da unidade, Marta Divina Louzada. Ela explicou que professores, funcionários e alunos têm desenvolvido ações sistemáticas de controle e conscientização sobre a doença, como a criação de uma peça de teatro sobre o tema, apresentada para a comunidade escolar, passeatas de conscientização pelo bairro e mutirões de limpeza. “O surto da dengue vem aumentando e temos que fazer a nossa parte. São vidas que serão preservadas por meio de atitudes simples”, conclui a diretora.

Mais informações:
(65) 3645-6578

Fonte:  Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

sábado, 5 de março de 2011

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 2003 A 2010

Avaliação do professor Prova será realizada todos os anos e adesão será voluntária

O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, portaria normativa que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para 2012.
A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos. Entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.
A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.
A portaria também instituiu o comitê de governança, de caráter consultivo, vinculado ao Inep, que tem entre suas atribuições avaliar a matriz de referência da prova nacional, opinar sobre a periodicidade de atualização da matriz e sobre formas de adesão à prova.
Matriz – De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, cerca de 70 especialistas em educação, convocados por chamada pública, elaboraram a proposta de matriz de referência da prova que será submetida ao comitê e colocada em consulta pública no sítio do Inep.
Quando a matriz for fechada – a previsão é que isso aconteça no final de março – o Inep começa construir um banco de itens elaborados por especialistas em educação, que serão convocados por chamada pública. Os itens serão testados para que a prova possa ser aplicada em 2012.
A realização da prova nacional de avaliação, segundo o ministro, integra um conjunto de ações do MEC que visa qualificar cada vez mais a formação dos educadores. O acesso à graduação em instituições públicas de ensino superior ou em particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou com o Financiamento Estudantil (Fies), que agora pode ser quitado com atividade docente, fazem parte dessas ações.
A formação continuada, a definição do piso nacional para a categoria e a oferta de 30 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2011, complementam a iniciativa. A bolsa do Pibid permite ao estudante de licenciatura fazer uma integração prática em escolas da educação básica nos dois últimos anos da graduação.

Ionice Lorenzoni


Palavras-chave: Educação básica, formação do professor, avaliação do professor
Voltar