quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cardeais demoraram a entender a renúncia do papa

"A maioria não domina o latim", comentou um integrante do coro da Capela Sistina em entrevista publicada nesta quinta-feira em Lima.

REUTERS/Stefano Rellandini 

O papa Bento XVII em sua última aparição pública, em 13 de fevereiro de 2013
 O papa Bento XVI: Garay, integrante do coro da Capela Sistina, disse que ficou muito impressionado com o rosto do papa porque "se notava quão custosa havia sido a decisão para ele".
Lima - Os cardeais que acompanhavam o papa Bento XVI quando anunciou sua renúncia levaram dois minutos para compreender sua decisão, pois a maioria não domina o latim, comentou um integrante do coro da Capela Sistina em entrevista publicada nesta quinta-feira em Lima.

     "Muitos cardeais não sabem latim, mas depois de dois minutos compreenderam. A cara de espanto, de desconcerto e os rostos de tristeza dos cardeais se espalhou por toda a sala", disse o barítono peruano Augusto Garay ao diário "El Comercio".
Garay é integrante do coro da Capela Sistina e foi testemunha presencial do anúncio de Bento XVI na segunda-feira passada no Vaticano.
"Nós, os cantores, temos certa familiaridade com o latim. Escutei palavras-chave que se referiam à idade. O diretor do coro, monsenhor Palombella, se deu conta e espalhou a mensagem entre todos", acrescentou Garay.
O corista disse que ficou muito impressionado com o rosto do papa porque "se notava quão custosa havia sido a decisão para ele".
Consultado sobre a atmosfera atual do Vaticano e os deslocamentos de Bento XVI nos últimos tempos, Garay declarou que ultimamente foi visto "abatido".
"Os escândalos da pedofilia e os insultos de que foi alvo em suas viagens geraram um estresse muito grande. Quando escutei a notícia, no fundo pensei na tranquilidade que esse senhor estudioso poderá sentir", afirmou.
Garay explicou que no dia do Conclave, para escolher o novo papa, o coro cantará o Veni Sancte Spiritus, que invoca o Espírito Santo, e depois se anuncia o Extra Omnes (fora todos) quando os cardeais se reúnem para realizar a eleição na Capela Sistina.