quarta-feira, 4 de maio de 2011
terça-feira, 3 de maio de 2011
Abertas inscrições para cursos de licenciatura presenciais
Segunda-feira, 02 de maio de 2011 - 18:01

O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009.
O objetivo principal do Parfor Presencial é garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica, exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
Os cursos ofertados no âmbito do Parfor Presencial são os seguintes: primeira licenciatura, para professores sem formação superior, em exercício na rede pública; segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; formação pedagógica, para professores graduados, mas não licenciados, em exercício na rede pública.
Os professores interessados podem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação, onde também poderão obter outras informações sobre as instituições de ensino superior, cursos e número de vagas. No mesmo sistema poderão realizar a pré-inscrição. Aqueles que nunca acessaram a plataforma devem primeiro cadastrar seus currículos.
As inscrições deverão ser validadas pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de 23 de maio a 10 de junho de 2011.
Em caso de dúvidas, devem ligar para 0800 616161, opção 7, acessar o Fale Conosco ou enviar mensagem eletrônica.
Assessoria de Imprensa da Capes
Acesse a Plataforma Freire.
Palavras-chave: educação básica, Plataforma Freire, formação do professor, Capes
domingo, 13 de março de 2011
quarta-feira, 9 de março de 2011
Escola do Três Barras conhece o projeto "Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!"
A Escola Municipal Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, recebeu hoje (02-03) equipes da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e da TV Centro América para divulgação do concurso de redação denominado “Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!”.
Desenvolvido em pareceria com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, o evento tem como objetivo estimular os alunos de 9 a 14 anos na produção de textos que evidenciem a compreensão da importância do envolvimento da comunidade no combate à doença.
O concurso premiará os autores das três melhores redações da rede municipal de ensino da capital com notebooks. As escolas responsáveis receberão computadores.
Durante o encontro com os estudantes da unidade de ensino, o assessor pedagógico da SME e responsável pelo programa, José Roberto Stopa falou sobre as etapas e o regulamento para a produção dos textos. “Para que vocês construam uma boa redação, é preciso pesquisar, falar com o pai, a mãe, o vizinho e colher as informações necessárias”.
Segundo Stopa, a secretaria é parceira do projeto oferecendo apoio logístico, como a inclusão de profissionais da educação nesse processo, na produção das redações e a correção por uma equipe da SME. A TVCA é responsável pela divulgação e premiação dos ganhadores. “Essa é uma ação que tem como meta principal a diminuição dos casos de dengue, principalmente em bairros periféricos, onde os números de casos da doença são maiores”.
De acordo com o gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, o grupo sempre promove ações contra a dengue, mas a partir da realização da Corrida Reis foi desencadeada uma campanha sistemática em relação ao tema. “Na competição, distribuímos sementes de Crotolária, uma planta leguminosa cujas flores são predadoras das larvas do mosquito”, explicou.
A partir disso, a TVCA vem desenvolvendo diversas atividades de combate ao Aedes Aegypti, como a realização de mutirões de limpeza em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e, agora, a promoção do concurso. “Boa parte das ações de combate à dengue tem fracassado por falta de consciência dos pais. Então, se conscientizamos as crianças, elas se tornam multiplicadoras dessa postura”.
“A preocupação com o combate ao Aedes Aegypti é constante na nossa escola”, afirmou a diretora da unidade, Marta Divina Louzada. Ela explicou que professores, funcionários e alunos têm desenvolvido ações sistemáticas de controle e conscientização sobre a doença, como a criação de uma peça de teatro sobre o tema, apresentada para a comunidade escolar, passeatas de conscientização pelo bairro e mutirões de limpeza. “O surto da dengue vem aumentando e temos que fazer a nossa parte. São vidas que serão preservadas por meio de atitudes simples”, conclui a diretora.
Mais informações:
(65) 3645-6578
Fonte: Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME
Desenvolvido em pareceria com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, o evento tem como objetivo estimular os alunos de 9 a 14 anos na produção de textos que evidenciem a compreensão da importância do envolvimento da comunidade no combate à doença.
O concurso premiará os autores das três melhores redações da rede municipal de ensino da capital com notebooks. As escolas responsáveis receberão computadores.
Durante o encontro com os estudantes da unidade de ensino, o assessor pedagógico da SME e responsável pelo programa, José Roberto Stopa falou sobre as etapas e o regulamento para a produção dos textos. “Para que vocês construam uma boa redação, é preciso pesquisar, falar com o pai, a mãe, o vizinho e colher as informações necessárias”.
Segundo Stopa, a secretaria é parceira do projeto oferecendo apoio logístico, como a inclusão de profissionais da educação nesse processo, na produção das redações e a correção por uma equipe da SME. A TVCA é responsável pela divulgação e premiação dos ganhadores. “Essa é uma ação que tem como meta principal a diminuição dos casos de dengue, principalmente em bairros periféricos, onde os números de casos da doença são maiores”.
De acordo com o gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, o grupo sempre promove ações contra a dengue, mas a partir da realização da Corrida Reis foi desencadeada uma campanha sistemática em relação ao tema. “Na competição, distribuímos sementes de Crotolária, uma planta leguminosa cujas flores são predadoras das larvas do mosquito”, explicou.
A partir disso, a TVCA vem desenvolvendo diversas atividades de combate ao Aedes Aegypti, como a realização de mutirões de limpeza em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e, agora, a promoção do concurso. “Boa parte das ações de combate à dengue tem fracassado por falta de consciência dos pais. Então, se conscientizamos as crianças, elas se tornam multiplicadoras dessa postura”.
“A preocupação com o combate ao Aedes Aegypti é constante na nossa escola”, afirmou a diretora da unidade, Marta Divina Louzada. Ela explicou que professores, funcionários e alunos têm desenvolvido ações sistemáticas de controle e conscientização sobre a doença, como a criação de uma peça de teatro sobre o tema, apresentada para a comunidade escolar, passeatas de conscientização pelo bairro e mutirões de limpeza. “O surto da dengue vem aumentando e temos que fazer a nossa parte. São vidas que serão preservadas por meio de atitudes simples”, conclui a diretora.
Mais informações:
(65) 3645-6578
Fonte: Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME
sábado, 5 de março de 2011
Avaliação do professor Prova será realizada todos os anos e adesão será voluntária
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, portaria normativa que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para 2012.
A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos. Entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.
A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.
A portaria também instituiu o comitê de governança, de caráter consultivo, vinculado ao Inep, que tem entre suas atribuições avaliar a matriz de referência da prova nacional, opinar sobre a periodicidade de atualização da matriz e sobre formas de adesão à prova.
Matriz – De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, cerca de 70 especialistas em educação, convocados por chamada pública, elaboraram a proposta de matriz de referência da prova que será submetida ao comitê e colocada em consulta pública no sítio do Inep.
Quando a matriz for fechada – a previsão é que isso aconteça no final de março – o Inep começa construir um banco de itens elaborados por especialistas em educação, que serão convocados por chamada pública. Os itens serão testados para que a prova possa ser aplicada em 2012.
A realização da prova nacional de avaliação, segundo o ministro, integra um conjunto de ações do MEC que visa qualificar cada vez mais a formação dos educadores. O acesso à graduação em instituições públicas de ensino superior ou em particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou com o Financiamento Estudantil (Fies), que agora pode ser quitado com atividade docente, fazem parte dessas ações.
A formação continuada, a definição do piso nacional para a categoria e a oferta de 30 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2011, complementam a iniciativa. A bolsa do Pibid permite ao estudante de licenciatura fazer uma integração prática em escolas da educação básica nos dois últimos anos da graduação.
Ionice Lorenzoni
Palavras-chave: Educação básica, formação do professor, avaliação do professor
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A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos. Entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.
A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.
A portaria também instituiu o comitê de governança, de caráter consultivo, vinculado ao Inep, que tem entre suas atribuições avaliar a matriz de referência da prova nacional, opinar sobre a periodicidade de atualização da matriz e sobre formas de adesão à prova.
Matriz – De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, cerca de 70 especialistas em educação, convocados por chamada pública, elaboraram a proposta de matriz de referência da prova que será submetida ao comitê e colocada em consulta pública no sítio do Inep.
Quando a matriz for fechada – a previsão é que isso aconteça no final de março – o Inep começa construir um banco de itens elaborados por especialistas em educação, que serão convocados por chamada pública. Os itens serão testados para que a prova possa ser aplicada em 2012.
A realização da prova nacional de avaliação, segundo o ministro, integra um conjunto de ações do MEC que visa qualificar cada vez mais a formação dos educadores. O acesso à graduação em instituições públicas de ensino superior ou em particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou com o Financiamento Estudantil (Fies), que agora pode ser quitado com atividade docente, fazem parte dessas ações.
A formação continuada, a definição do piso nacional para a categoria e a oferta de 30 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2011, complementam a iniciativa. A bolsa do Pibid permite ao estudante de licenciatura fazer uma integração prática em escolas da educação básica nos dois últimos anos da graduação.
Ionice Lorenzoni
Palavras-chave: Educação básica, formação do professor, avaliação do professor
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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
sábado, 15 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Projeto de teatro em escola goiana incentiva vocações
O Colégio Estadual Manoel Vilaverde, no município goiano de Inhumas, desenvolve desde 2007 um projeto de teatro, com bons resultados. Com a participação de alunos de diversas turmas de ensino médio – único nível de ensino oferecido na escola – o projeto interdisciplinar Interfaces – O Teatro está em nós cresceu e ultrapassou os muros da escola, despertando vocações. De acordo com o professor José Carlos Henrique, um dos responsáveis pelo projeto, alguns estudantes continuam envolvidos com o teatro mesmo depois de terem concluído o ensino médio, seja fazendo curso superior na área teatral ou, então, trabalhando com teatro, embora façam outra formação universitária. Surgido inicialmente como uma experimentação da linguagem teatral e suas possibilidades no contexto educacional, o projeto Interfaces também buscava uma experiência interdisciplinar. “Sempre nos norteou a perspectiva de um trabalho ‘costurado’ com outras disciplinas, o que ampliava as possibilidades de aprendizagem e outras vivências”, explica José Carlos, que é formado em história e em artes cênicas e mestrando em história. Segundo ele, a idéia inicial das encenações partiu de uma parceria entre as disciplinas arte, história e química, na abertura de uma feira de ciências onde foi feito um retrospecto das principais descobertas científicas do homem ao longo da história. Com o passar do tempo, foram surgindo novos caminhos para as encenações, a partir de textos coletivos vinculados à realidade. “Pensava-se em um problema social e, em seguida, em sua possível solução. Isto gerou uma troca de informações e, claro, nos possibilitou irmos além no trabalho à medida que as discussões avançaram”, salienta o professor.
Em 2009, preparam uma apresentação sobre os problemas ocasionados pelo uso de drogas. A idéia central era de relembrar os 40 anos do Festival de Woodstock. “Após lançarmos a idéia da peça, colocamos literalmente a ‘mão na massa, com todo o processo de preparação do espetáculo” relembra. Fizeram pesquisas de figurino, assistiram o filme Hair, que relembra o período do movimento hippie, ouviram músicas da época e foram preparando a trilha sonora. Ao mesmo tempo, foram pesquisando sobre os efeitos de determinadas drogas no organismo. A encenação, com cerca de hora de duração, contou com 40 alunos envolvidos, sendo 22 integrantes do projeto e os demais que se mostraram interessados em participar e foram inseridos no processo. “A apresentação superou nossas expectativas quanto à receptividade e alcance”, diz o professor. Em 2010, o colégio implantou algumas disciplinas optativas e o Interfaces foi inserido na disciplina de artes cênicas, oferecida nos turnos matutino e vespertino. O trabalho foi centrado, primeiramente, em jogos de socialização e sensibilização e, posteriormente, na criação de encenações pelos alunos. Reunidos em grupos, eles deviam elaborar esquetes sobre os temas enfocados – tais como família e geriatria, – construindo diálogos por meio da improvisação. Segundo José Carlos, os alunos relataram, este ano, que as aulas de teatro proporcionaram uma maior concentração nos estudos, além de facilitarem a socialização aos mais tímidos, até mesmo no caso de apresentação de trabalhos em outras disciplinas.
(Fátima Schenini)
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
terça-feira, 16 de novembro de 2010
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