Há uma semana, o governo da China
inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de
Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros
de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o
projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas
promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado a Ministério dos Transportes, o
colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de
extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto
Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a
chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso
confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o
Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170
milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para
terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está
arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País
do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.Corruptos existem nos dois
países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na
China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se
o castigo se limitasse à demissão.
Dia 19/07/11, o Tribunal chinês
sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba
pública. (Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por
ano)Vamos fazer esta mensagem chegar a todos os Brasileiros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário