segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jornal do Professor Recursos tecnológicos e aulas criativas estimulam estudantes

Segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 14:55
Alunos da professora Crisliane Patrícia trabalham com 
computadores. (Foto: Arquivo pessoal)Já se passaram dois anos, mas os antigos alunos da professora Crisliane Patrícia da Silva, de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, ainda se lembram da ocasião em que aprenderam sobre a romântica comemoração do Dia dos Namorados. O Valentine’s Day, como é conhecida esta celebração nos Estados Unidos, foi o ponto de partida utilizado pela professora em um projeto onde ela não só ensinou palavras e expressões em inglês como ainda mostrou aos estudantes como montar apresentações utilizando aplicativos como o windows movie maker ou o power point.

O projeto Valentine’s Day foi desenvolvido há dois anos, na Escola Presidente Médici, onde ela trabalhava na ocasião, com alunos do nono ano do fundamental e do ensino médio. “O resultado foi maravilhoso. Os alunos participaram com muita vontade e puderam expressar seus sentimentos de várias formas”, enfatiza a professora, que trabalhou questões relacionadas à amizade e ao amor.

Em sua opinião, foi um dos trabalhos mais interessantes que já planejou e seu maior sucesso foi a liberação para os alunos utilizarem os sites de relacionamentos, costumeiramente proibidos durante as aulas: “Neste eles puderam entrar e postar seus recados e mensagens.”

Formada em letras, com pós-graduação em língua inglesa, Patrícia leciona inglês desde 2000, quando concluiu sua graduação. Ela trabalha, atualmente, nas escolas Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek, e diz que sua maior dificuldade é a falta de material. “Vivo pesquisando sugestões de atividades diferenciadas em livros ou em sites especializados em educação”, explica. Ela destaca que essa foi a sua motivação ao desenvolver não só o conteúdo sobre o Valentine’s Day como os demais que estão postados no Portal do Professor.

A professora considera que a união de conteúdos considerados “chatos” com os recursos tecnológicos disponíveis é a atitude que mais dá certo. Em sua opinião, os alunos participam mais quando o professor inova em uma aula expositiva, utilizando, por exemplo, um data show ou fazendo um trabalho com câmeras digitais, em que os alunos devem registrar, em inglês, momentos de seu cotidiano, utilizando os tempos verbais já trabalhados em aula. “Acredito que essa tecnologia veio somar com a educação. Só é preciso ter coragem para tentar mudar”, analisa.

Realidade – A preocupação de Danilo Duarte Costa, de Belo Horizonte, é oferecer aos estudantes conteúdos diferentes e criativos. “Acredito que o papel do professor é motivar os alunos e, para isso, é preciso que as aulas sejam estimulantes e dinâmicas”, acentua. Ele entende como fundamental que as aulas atendam – ou, ao menos, se aproximem – da realidade em que se inserem os alunos: “A aula deve fazer sentido para eles e não se tornar somente um amontoado de informações a serem decoradas”, justifica o professor, que trabalha no Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 2008.

Ele dá aulas de inglês em cursos de idiomas desde 2002, mas ainda não leciona em escolas regulares, pois somente no final deste ano concluirá a licenciatura em letras. Em 2009, Danilo Costa participou, como monitor, de um projeto de extensão da UFMG – o Educação Continuada de Professores de Língua Estrangeira (Educonle).

“Essa participação me ajudou bastante, como fator norteador para as aulas que elaboro para o Portal do Professor,”assinala. Segundo ele, o fato de todos os professores que participam do Educonle lecionarem em escolas públicas possibilitou que entendesse melhor quem eram os alunos, bem como suas necessidades.

Fátima Schenini

Acesse as aulas da professora Patrícia e do professor Danilo no Portal do Professor

Leia outras notícias no Jornal do Professor

Palavras-chave: Portal do Professor, Jornal do Professor

quarta-feira, 31 de março de 2010

Conferência de Educação Ensino a distância causa debate em plenária sobre democratização do acesso

quarta-feira, 31 de março de 2010 - 14:36
A inclusão ou supressão de uma simples palavra – o advérbio “preferencialmente” – foi discutida durante quarenta minutos por delegados de todo o país, reunidos na plenária sobre democratização do acesso, permanência e sucesso escolar nesta quarta-feira, 31, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília.

Parece simples, mas a palavra, dentro do debate, sintetiza uma discussão importante, que diz respeito ao apoio da educação a distância ou não. Os participantes tiveram de decidir que tipo de proposta construiriam em relação à expansão da educação superior pública. Assim, os delegados precisaram optar pela supressão ou manutenção da palavra no seguinte texto: “Incrementar a expansão da educação superior pública (...), garantindo formação inicial em cursos de licenciatura e bacharelados preferencialmente presenciais, oferecidos por instituições de ensino superior públicas (...)”

Neste contexto, a supressão da palavra “preferencialmente” significaria a defesa da expansão da educação superior apenas em cursos presenciais, excluindo a oferta da educação a distância. “A minha preocupação é com a qualidade da educação ofertada a distância. Muitas instituições privadas podem fazer disso mais um meio para fabricação de diplomas”, disse a pedagoga Rita Serra Faeda, delegada pelo estado do Rio de janeiro.

“Eu sou favorável a toda educação pública de qualidade, a distancia ou presencial”, assinalou a delegada do Espírito Santo, Maria Madalena Alcântara. “Não podemos reafirmar nesta conferência preconceitos, porque isso prejudica o avanço de políticas públicas importantes. O que temos de defender é o acesso de todos à educação e a qualidade de todas as modalidades de educação”, defendeu a delegada pelo Ministério da Educação, Patrícia Barcelos.

Os participantes, depois da votação, resolveram manter a palavra “preferencialmente” no texto e incluir a possibilidade de oferta de cursos de licenciatura e bacharelado pela educação a distancia, em instituições públicas de educação superior.

Outros temas – Além da educação a distância, os participantes também decidiram como outras propostas referentes a acesso e permanência serão enviadas à plenária final. Sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), por exemplo, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) defenderam a sua avaliação constante. Em relação a cotas nas universidades – outro assunto que gerou polêmica – os delegados aprovaram proposta que reserva 50% das vagas nas instituições públicas para alunos egressos das escolas públicas, respeitando a proporção de negros e indígenas em cada ente federado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desde terça-feira, delegados de todo o país estão distribuídos em seis salões diferentes para discutir seis grandes temas até esta quinta-feira, 1º de abril, quando devem levar o resultado de suas deliberações à plenária final do encontro. As propostas aprovadas no encontro final de quinta-feira balizarão a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação, que conterá metas educacionais de 2011 a 2020.

Maria Clara Machado

Leia mais sobre a Conae.
Palavras-chave: Conferência Nacional de Educação, Conae

Assistente de Navegação

Se você não está encontrando o que procura, diga o seu perfil e escreva o que deseja. Nós te ajudaremos a encontrar!
Não preciso de ajuda Não oferecer mais ajuda


terça-feira, 30 de março de 2010

SEDUC/ CUIABÁ-Resultado Final - Publicada em 30/03/2010 às 18:00

Cientistas se emocionam com êxito do acelerador que recria o 'Big Bang'

Jamil Chade, de O Estado de S. Paulo

GENEBRA- A lua cheia ainda brilhava sobre os alpes em uma noite de fim de inverno quando os primeiros cientistas chegavam ao Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern). A noite foi de preparativos para o primeiro teste, programado para ocorrer às 6 horas da manhã do horário europeu (1 hora de Brasília).

Mas um problema de energia obrigou os técnicos a abortá-lo. Às 8 horas, mais uma tentativa e outro fracasso, desta vez por conta de imãs.

A cautela do Cern em garantir que o experimento era totalmente seguro pode ter sido exagerada. O acelerador, diante de qualquer anomalia, cancela a rotação das partículas e foi isso que ocorreu. Nesse momento, a tensão tomou conta dos cientistas.

"Durante a noite, tudo correu bem. Mas quando começamos o teste para valer, os problemas apareceram. Ficamos muito preocupados", afirmou Steve Myers, diretor do acelerador.

Em 2008, no primeiro ato de funcionamento do acelerador, as comemorações também ocorreram. Mas nove dias depois o projeto foi suspenso por um ano e meio diante de uma falha. O cenário ainda estava na mente de todos.

Mas às 13 horas e seis minutos, o primeiro choque finalmente ocorreu. As salas de comando do experimento foram tomadas por uma comemoração pouco típica dos cientistas. Sob forte aplauso, muitos se abraçavam, enquanto outros serviam champagne francesa em copos de plástico. "Estou aliviado e emocionado", afirmou Myers.

No projeto Atlas, que irá tentar identificar a massa negra, a responsável pelo programa, Fabiola Gianotti, comemorava. "O choque foi como fogos de artifício. Algo completamente diferente de tudo que já vimos. Podemos dizer com certeza que estamos em um novo regime de energia", afirmou, mesmo sem ainda avaliar os dados com profundidade.

Em telas espalhadas pelo Cern, a explosão gerada pelo choque era mostrada em animações criadas por computadores. Em uma teleconferência no Japão, Heuer aparecia com um copo de vinho de uma garrafa ano 1991, data da aprovação inicial do projeto.

Michael Barnett, físico da Lawrence Berkeley National Laboratory, não escondia sua felicidade. "Estou nesse projeto há 16 anos. Nossa vida nesse planeta é curta. Sonhos de uma vida inteira estão nessa experiência", disse ao Estado. "O que ocorre hoje é o resultado de toda minha vida. Não tenho como não me emocionar", disse.

domingo, 7 de março de 2010

Prazo para solicitação da certificação de Ensino Médio vai até 31 de março

Os candidatos interessados em receber a certificação do Ensino Médio com a pontuação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terão até 31 de março para fazer a solicitação no site do Inep - www.sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009. Sem o cadastro no site federal será inviável a emissão do documento pela Secretaria de Estado de Educação.



A Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc aponta 1655 solicitações inseridas no site federal, das quais apenas cerca de 50 tiveram encaminhamento no Estado. O responsável técnico pelo cadastro no Estado, professor Jefferson Moura, informa que o procedimento da certificação se dá em etapas. Após a solicitação no site os candidatos devem comparecer na Secretaria ou respectivas representantes no interior do Estado (assessoria pedagógica e municípios onde existam Cejas) para encaminhar a documentação pessoal – RG e CPF, além do documento que comprova a pontuação conquistada.



Moura esclarece que a perda do prazo comprometerá o encaminhamento da documentação caso o candidato precise da certificação ainda este ano. “São necessários 60 dias para a emissão do certificado, após a entrega de documentos na secretaria”, adverte.



Em caso de dúvida, outros esclarecimentos podem ser obtidos pelos seguintes telefones: (65) 3613-6325 e 3613-6447 (Gerência de EJA).



ROSELI RIECHELMANN

Assessoria/Seduc-MT

quinta-feira, 4 de março de 2010

LEI 9394/1996

ESTOU COLOCANDO AQUI UM LINK PARA A LEI QUE REGULAMENTA A EDUCAÇÃO NO BRASIL A LEI 9394/96

Programa eleva autoestima de professores de escolas multisseriadas


As escolas multisseriadas, que reúnem na mesma sala de aula alunos de diferentes séries do ensino fundamental, representam 56,45% das escolas existentes na área rural brasileira. Segundo dados do Censo Escolar de 2008 existem 48.875 instituições desse tipo, em nosso país, com 70 mil professores e 1,3 milhão de alunos. Essa organização heterogênea, com estudantes de diferentes idades e níveis de conhecimento, ocorre principalmente devido às grandes distâncias existentes nas áreas rurais e à baixa densidade da população nesses locais.
Em Marabá, no sudeste do Pará, a 485 Km da capital Belém, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a formação continuada dos professores das escolas do campo, que são atendidos em cinco pólos de formação. “É um momento muito rico, porque todos os educadores das escolas pequenas e que ficam isoladas se encontram para uma troca de experiências, socialização, e planejamento”, diz a pedagoga Aurelice Lopes. A ação faz parte do programa Escola Ativa, do Ministério da Educação, criado em 2008 para melhorar a qualidade do desempenho escolar em turmas multisseriadas e que tem a capacitação de professores e a implantação de recursos pedagógicos entre suas principais estratégias. O programa, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), é desenvolvido em 39.732 escolas, em 3.106 municípios.
“A metodologia da Escola Ativa traz visibilidade para os educadores das classes multisseriadas”, garante a pedagoga Aurelice Lopes Queiroz, onde o programa é adotado em 116 escolas. Para ela, que é coordenadora pedagógiga nas escolas do campo, a autoestima desses professores agora está elevada porque existe um programa voltado para eles e suas necessidades. Segundo Aurelice, outros resultados positivos têm sido constatados no processo de ensino-aprendizagem e no envolvimento da comunidade com a escola. “Onde o educador realmente se compromete e trabalha a metodologia, os resultados têm sido consideráveis”, assegura. No entanto, a pedagoga faz uma ressalva: eles têm enfrentando uma grande dificuldade em desenvolver a metodologia porque não conseguem fazer o acompanhamento necessário. “Se o nosso acompanhamento fosse mais frequente e sistematizado, nossos resultados seriam melhores”, acredita.
Entre os elementos utilizados pelo programa Escola Ativa em sua metodologia estão os Cadernos de Ensino e Aprendizagem. Específicos por disciplina, eles estimulam os alunos a estudarem por conta própria. Em 2009, o MEC encaminhou 820 mil desses Cadernos, que beneficiaram 694.237 alunos. Em 2010, serão distribuídos 7.379.395 Cadernos para atender 1.321.833 alunos. O programa também utiliza os chamados Cantinhos de Aprendizagem: locais que reúnem materiais de pesquisa e subsídios para aprendizagem e que podem conter livros, plantas, e objetos ligados à cultura local e às áreas do conhecimento.
Autor: Arquivo do MEC

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pobreza pode deixar marcas biológicas permanentes em crianças

  • Elas correm mais riscos de ter problemas de saúde e renda mais baixa na idade adulta

  • R7

    A pobreza pode deixar profundos e permantes efeitos biológicos em crianças pequenas, fazendo com que elas corram mais riscos de sofrer problemas de saúde e ter renda mais baixa quando se tornarem adultas.
    A conclusão é de uma pesquisa apresentada no último fim de semana em San Diego, nos Estados Unidos.
    Cientistas americanos definiram uma espécie de "biologia da pobreza" entre adultos que passaram a infância em um ambiente pobre. Principalmente entre aqueles que viveram na miséria antes dos cinco anos de idade, diz o estudo publicado neste domingo (21), na reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência).
    Para o pesquisador Greg Duncan, da Universidade da Califórnia, a pobreza "pode modificar profundamente a neurobiologia da criança pequena em desenvolvimento" e afetar diretamente toda a sua vida.
    O estudo explica que a primeira infância é "um momento fundamental para formar um cérebro que dê forma ao futuro cognitivo [relativo à capacidade adquirir conhecimento], social e do bem-estar emocional da criança".
    Thomas Boyce, da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, conta que testes biológicos comprovam a desvantagem das crianças pobres.
    - As crianças que crescem em um ambiente desfavorável mostram níveis desproporcionais de reação ao estresse, e isso é notado nos exames hormonais, neurológicos e de perfis epigenéticos [durante o crescimento do embrião, situação na qual o fenótipo se modifica, sem influência do genótipo e sem alteração deste].
    Para medir os efeitos socioeconômicos destes marcadores neurobiológicos da pobreza, os pesquisadores analisaram dados demográficos de 1.589 adultos nascidos entre 1968 e 1975, incluindo o nível de renda de suas famílias e os anos de educação alcançados, além de dados sobre sua saúde e antecedentes penais.
    Segundo o estudo, foram percebidas "diferenças notáveis" entre as vidas adultas daquelas crianças, de acordo com o nível socioeconômico antes dos seis anos.
    Em comparação com crianças de famílias que registravam renda pelo menos duas vezes mais alta que a linha de pobreza durante sua primeira infância, as crianças pobres tiveram dois anos a menos de escolaridade em média, trabalham 451 horas a menos por ano e ganham menos da metade.
    Estas crianças também receberam de adultos mais de 800 dólares a mais por ano em cupons de alimentos e foram duas vezes mais propensas a ter uma saúde em geral deficiente ou altos níveis de estresse psicológico. As crianças pobres também acabaram mais gordas que as ricas e com uma maior tendência a apresentar sobrepeso na vida adulta.
    Além disso, homens pobres desde a infância têm o dobro de chances de serem presos, e as mulheres, seis vezes mais chances de se tornarem mães solteiras.
    A pesquisa - a primeira com estas características realizada nos Estados Unidos - também demonstrou que se uma família pobre recebe US$ 3.000 (R$ 5.433) por ano a mais por meio da assistência social do governo porque tem um filho de menos de cinco anos, quando adulta esta criança ganhará 17% a mais e trabalhará 135 horas a mais por ano.
    Segundo os autores da pesquisa, este estudo prova que as políticas de bem-estar social dirigidas a famílias americanas pobres com crianças pequenas produzem resultados palpáveis. O estudo revela que quatro milhões de crianças nos Estados Unidos viviam na pobreza em 2007.
    Para Jack Shonkoff, da Universidade de Harvard, a pesquisa oferece uma oportunidade para aprender mais sobre a biologia da pobreza, que pode ajudar a "desenvolver novas ideias e aliviar o impacto da precariedade no emprego e proteger melhor as crianças pequenas"

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DENGUE MATA/ BRASIL UNIDO CONTRA A DENGUE SÓ RELEMBRANDO


Prevenção

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Ajude o Brasil a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes.

|+| saiba mais

Mobilização

Todas as ações são válidas no combate a dengue.

Veja aqui algumas dicas do que você pode fazer para mobilizar a sua família, seus amigos e a sua comunidade.

Vamos fazer a nossa parte e preservar a saúde do Brasil.

|+| saiba mais

Sintomas

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:

Aprenda a identificar os sintomas da dengue e como tratar.

|+| saiba mais